PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO

Vamos praticar o Pretérito Imperfeito?

Como sabem, este tempo verbal usa-se para:
– Falar de ações habituais no passado (Ex: Antigamente eu andava muito de bicicleta);
– Falar de idades e horas no passado (Ex: Quando eu tinha 10 anos fui a Paris; Ontem eram 2h quando tu chegaste a casa);
– Fazer descrições no passado (Ex: O empregado que me atendeu ontem era mais simpático);
– Falar de uma ação que estava a acontecer quando outra ocorreu (Ex: Eu estava a ver televisão, quando tu telefonaste);
– Expressar desejos, situações irreais, com valor de Condicional ou para pedir algo de forma delicada (Ex: Gostava muito de ir ao Brasil; Queria uma bica, por favor; Podia trazer-me um copo de água, por favor?);

Quando queremos conjugar este verbo, podemos usar várias expressões para iniciar uma frase como por exemplo: Antigamente, Dantes, Antes, etc…

Observe as terminações dos verbos regulares:

-ar

-er

-ir

Eu

-ava

-ia

-ia

Tu

-avas

-ias

-ias

Ele/Ela/Você

-ava

-ia

-ia

Nós

-ávamos

-íamos

-íamos

Eles/Elas/Vocês

-avam

-iam

-iam

Atenção: Só é acentuada a primeira pessoa do plural “nós“.

Fichas:

Exercícios online:

Sobre José Xavier

Profesor de portugués nativo y licenciado en filología portuguesa
Esta entrada foi publicada em Pretérito Imperfeito do Indicativo com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

